Alguns exercícios:
Exercícios - Literatura - Trovadorismo
1-. No inicio do século XIII, a intransigência religiosa arrasou a Provença
e dispersou seus trovadores, mas a lírica provençalesca já havia
fecundado a poesia ocidental com a beleza melódica e a delicadeza emocional de sua poesia-música,
impondo uma nova concepção do amor e da mulher.
a) Verdadeiro
b) Falso
2- A canção
associava o amor-elevação, puro, nobre, inatingível, ao amor dos sentidos,
carnal, erótico; a alegria da razão (o amor intelectual) à alegria dos
sentidos.
a) Verdadeiro
b) Falso
3- Assinale a afirmação falsa:
a) O judeu Maimônides e o islamista Averróis são expressões do que as culturas dominadas produziram de mais significativo na Península Ibérica
b) A cultura portuguesa, no século XII, conciliava três matrizes contraditórias: a católica, a islâmica e a hebraica
c) Pode-se dizer que a cultura portuguesa esteve desde seu início assentada na diversidade e na contradição, do que resultaram alguns de seus traços positivos (miscibilidade, aclimatabilidade etc.) e negativos (tendência ao ceticismo quanto a idéias, desconfiança etc.
d) A cultura católica, técnica e literariamente superior às culturas islâmica e hebraica, impôs-se naturalmente desde os primórdios da formação de Portugal
e) A expulsão dos mouros e judeus e a Inquisição foram os aspectos mais dramáticos da destruição sistemática que a cultura triunfante impôs às culturas opostas
4- O primeiro trovador provençal foi Guilherme IX,
da Aquitânia (1071-1127). Bernart de Ventadorn e aufre Rudel representam a
poesia mais simples, facilmente inteligível; Marcabru, Raimbaut d´Aurenga
e especialmente Arnault Daniel representam a poesia mais elaborada, com
imagens e associações inesperadas, capazes de encantar os mais rigorosos
exegetas, de Dante Alighieri a Ezra Pound.
a) Verdadeiro
b) Falso
5- A Provença, região sul da França, chamada Langue
d´Oc ou Languedo, foi o berço das primeiras manifestações de uma lírica
sentimental, cortês, refinada, que fazia da mulher o santuário de sua
inspiração poética e musical
a) Verdadeiro
b) Falso
6- A língua portuguesa não é falada:
a) Em Macau e em dialetos crioulos de Goa, Damão, Sri Lanka (ex-Ceilao), Java e Málaca
b) No arquipélago de Cabo Verde, nas ilhas de São Tomé e Porto Príncipe, na Guiné-Bissau em Angola e em Moçambique
c) No Timor Leste, parte oriental da ilha de Timor, próxima da Oceania, mas que os mapas geopolíticos atuais incorporam ao Sudeste Asiático
d) No arquipélago dos Açores e na Ilha da Madeira
e) Em Gibraltar e nas Ilhas Canárias
7- Enquanto no sul da Europa, nas proximidades do Mediterrâneo, alastrava-se o lirismo trovadoresco, voltado para a exaltação do amor, para a vassalagem amorosa, no norte predominava o espírito guerreiro, épico, que celebrava nas canções de gesta o heroísmo da cavalaria medieval.
a) Verdadeiro
b) Falso
8- A poesia lírica dos provençais teve seguidores na França, na Itália, na Alemanha, na Catalunha, em Portugal e em outras regiões , onde também os temas folclóricos foram beneficiados com a forma mais culta e elaborada que os trovadores disseminaram.
a) Verdadeiro
b) Falso
9- Assinale a afirmação falsa sobre as cantigas de
escárnio e mal dizer:
a) Os alvos prediletos das cantigas satíricas eram os comportamentos sexuais (homossexualidade, adultério, padres e freiras libidinosos), as mulheres (soldadeiras, prostitutas, alcoviteiras e dissimuladas), os próprios poetas (trovadores e jograis eram freqüentemente ridicularizados), a avareza, a corrupção e a própria arte de trovar
b) As cantigas satíricas perfazem cerca de uma quarta parte da poesia contida nos cancioneiros galego- portugueses. Isso revela que a liberdade da linguagem e a ausência de preconceito ou censura (institucional, estética ou pessoal) eram componentes da vida literária no período trovadoresco, antes de a repressão inquisitorial atirá-las à clandestinidade
c) A principal diferença entre as duas modalidades satíricas está na identificação ou não da pessoa atingida
d) Alguns composições satíricas do Cancioneiro Geral e algumas cenas dos autos gilvicentinos revelam a obrevivência, já bastante atenuada, da linguagem livre e da violência verbal dos antigos trovadores
e) O elemento das cantigas de escárnio não é temático, nem está na condição de se omitir a identidade do ofendido. A distinção está no retórico do “equívoco”, da ambigüidade e da ironia, ausentes na cantiga de maldizer.
10- Foi o que ocorreu em Portugal
e Galiza: a poesia primitiva, oral, autóctone, associada à musica e
à coreografia e protagonizada por uma mulher, as chamadas cantigas de
amigo, passaram a se beneficiar do contato com uma arte mais rigorosa e
mais consciente de seus meios de realização artística.
a) Verdadeiro
b) Falso
Gabarito:
1-A
2-A
3-D
4-A
5-A
6-E
7-A
8-A
9-C
10-A
Fonte: http://www.vestibular1.com.br/exercicios/literatura_portuguesa_trovadorismo.htm
Exercícios - Literatura - Humanismo
1-(FUVEST-SP) Indique a afirmação correta sobre o Auto da Barca do Inferno, de
Gil Vicente:
a)
A sátira é aqui demolidora e indiscriminada, não fazendo
referência a qualquer exemplo de valor positivo
b) O moralismo vicentino
localiza os vícios, não nas instituições, mas nos indivíduos que as fazem
viciosas
c) É intricada a estruturação
de suas cenas, que surpreendem o público com a inesperado de cada situação
d) É complexa a critica aos
costumes da época, já que o autor primeiro a relativizar a distinção entre Bem
e o Mal
e) A ênfase desta sátira recai sobre as
personagens populares mais ridicularizadas e as mais severamente punidas
2-
Sobre o Humanismo, assinale a afirmação incorreta:
a)
Teve como centro irradiador a Itália e como precursor Dante Alighieri,
Boccaccio e Petrarca
b) Retorna os clássicos da Antiguidade greco-latina como modelos de Verdade, Beleza e Perfeição
c) Associa-se à noção de antropocentrismo e representou a base filosófica e cultural do Renascimento
b) Retorna os clássicos da Antiguidade greco-latina como modelos de Verdade, Beleza e Perfeição
c) Associa-se à noção de antropocentrismo e representou a base filosófica e cultural do Renascimento
d)
Denomina-se também Pré-Renascentismo, ou Quatrocentismo, e corresponde ao
século XV
e)
Representa o apogeu da cultura provençal que se irradia da França para os
demais países, por meio dos trovadores e jograis
3-(FUVEST)
Aponte a alternativa correta em relação a Gil Vicente:
a) Compôs peças de caráter sacro e satírico
a) Compôs peças de caráter sacro e satírico
b) Compôs peças de caráter sacro e satírico
c) Só escreveu peças em português
d)
Escreveu a novela Amadis de
Gaulae) Introduziu a lírica trovadoresca em Portugal
4- O Cancioneiro Geral não contém:
a) trovas e vilacentes
b) Composições na medida velha
c) Sonetos e canções
d) Composições com motes e glosas
e)
Cantigas
e esparsas
5- Leia com atenção o fragmento do Auto da Barco do Inferno, de Gil Vicente:
Parvo - Hou, homens dos breviários,
Rapinastis coelhorum
Et pernis perdigotorum
E mijais nos campanários.
Não é correto afirmar sobre o texto:
a) Nesta fala, o Parvo está denunciando a corrupção do Juiz e do Procurador
b) Ao misturar um falso latim com palavrões, Gil Vicente demonstra a natureza popular de seu teatro e de seus canais de expressão
c) As falas do Parvo, como esta, sempre são repletas de gracejos e de palavrões, com intenção satírica
d) O latim que aparece na passagem é exemplo de imitação paródia dessa língua
e) Por meio de seu latim, o Parvo afasta-se de seu simplicidade, mostrando-se conhecedor de outra línguas
6-(FUVEST-SP) Diabo, Companheiro do Diabo, Anjo, Fidalgo, Onzeneiro, Parvo, Sapateiro, Frade, Florença, Brísida Vaz, Judeu, Corregedor, Procurador, Enforcado e Quatro Cavaleiros são personagens do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente.
Analise as informações abaixo e selecione a alternativa incorreta cujas características não descrevam adequadamente a personagem
a) O Corregedor representa a justiça e luta pela aplicação integra e exata das leis; leva papéis e processos
b) O Frade representa o clero decadente e é subjugado por suas fraquezas: mulher e esporte; leva a amante e as armas de esgrima
c) O Anjo, capitão da barca do céu, é quem elogia a morte pela fé; é austero e inflexível
d) O Diabo, capitão da barca do inferno, é quem apressa o embarque dos condenados; é dissimulado e irônico
e) O Onzeneiro idolatra o dinheiro, é agiota e usurário; de tudo que juntara, nada leva para a morte, ou melhor, leva a bolsa vazia
7- A obra de Fernão Lopes tem um caráter:
a) Histórico-literário, aproximando-se do moderno romance histórico, pela fusão do real com o imaginário
b) Basicamete histórico, pela fidelidade à documentação e pela objetividade da linguagem científica
c) Histórico-literário, pela seriedade da pesquisa histórica, pelas qualidades do estilo e pelo tratamento literário, que reveste a narrativa histórica de um tom épico e compõe cenas de grande realismo plástico, além do domínio da técnica dramática de composição
d) Essencialmente estético pelo predomínio do elemento ficcional
8- Sobre o Humanismo, identifique a alternativa falsa:
a) Rejeitada a noção do homem regido por leis sobrenaturais e opõe-se ao misticismo
b) Fundamenta-se na noção bíblica de que o homem é pó e ao pó retornará, e de que só a transcendência liberta o homem de seu insignificância terrena
c) Em sentido amplo, designa a atitude de valorização do homem, de seus atributos e realizações
d) Designa tanto uma atitude filosófica intemporal quanto um período especifico da evolução da cultura ocidental
9- (FUVEST-SP) Caracteriza o teatro de Gil Vicente:
a) A elaboração requintada dos quadros e cenários apresentados
b) A busca de conceitos universais
c) A obra escrita em prosa
d) A preocupação com o homem e com a religião
e) A revolta contra o cristianismo
10- Sobre a poesia palaciana, assinale a alternativa falsa:
a) A diversidade métrica da poesia trovadoresca foi praticamente reduzida a duas medidas: os versos de 7 sílabas métricas (redondilhas menores)
b) A utilização sistemática dos versos redondilhas denominou-se medida velha, por oposição à medida nova, denominação que recebemos os versos decassílabos, trazidos da Itália por Sá de Miranda, em 1527
c) A poesia palaciana foi compilada em 1516, por Garcia de Resende, no Cancioneiro Geral, antologia que reúne 880 composições, de 286 autores, dos quais 29 escreviam em castelhano. Abrange a produção poética dos reinados de D. Afonso V (1438-1481), de D. João II (1481-1495) e de D. Manuel I – O Venturoso (1495-1521)
d) É mais espontânea que a poesia trovadoresca, pela superação da influência provençal, pela ausência de normas para a composição poética e pelo retorno á medida velha
e) A poesia, que no trovadorismo era canto, separa-se da música, passando a ser fala. Destina-se à leitura individual ou à recitação, sem o apoio de instrumentos musicais
Gabarito:
1-B
2-E
3-A
4-C
5-E
6-A
7-C
8-B
9-D
10-D
Fonte: http://www.vestibular1.com.br/exercicios/literatura_portuguesa_humanismo_prerenasscentismo.htm
Exercícios - Literatura
- Classicismo
1-Identifique a alternativa que não contenha ideais clássicos de
arte:
a)
Liberdade de criação e predomínio dos impulsos pessoais
b)
Formalismo e perfeccionismo
c)
Universalismo e racionalismo
d)
A
valorização do
homem (do aventureiro, do soldado, do sábio e do amante) e verossimilhança
(imitação da verdade e da natureza)
e)
Obediência às regras e modelos e contenção do lirismo
2 – (MACKENZIE-SP) Sobre o poema Os
Lusíadas, é incorreto afirmar que:
a)
na Invocação, o poeta se dirige às Tágides, ninfas do rio Tejo
b)
Na ilha dos Amores, após o banquete, Tétis conduz o capitão ao
ponto mais alto da ilha, onde lhe descenda a “máquina do mundo”
c)
quando a ação do poema começa, as naus portuguesas estão navegando
em pleno Oceano Índico, portanto no meio da viagem
d)
É composto em sonetos decassílabos, mantendo em 1.102 estrofes o
mesmo esquemas de rimas
e)
Tem como núcleo narrativo a viagem de Vasco da Gama, a fim de
estabelecer contato marítimo com as Índias
3 - Não são modalidade da medida nova:
a)
soneto e ode
b) terceto e oitava
c) écloga e sextina
d) canção e elegia
e) trova e vilancete
4 - Os Lusíadas - Luís de Camões - O discurso do “Velho Restelo”
está em oposição a certas concepções dominantes na sociedade portuguesa da
época dos grandes descobrimentos, expressas pelo discurso que exalta a empresa
navegadora posta em marcha pela Coroa Lusitana.
Qual das alternativas abaixo justifica a afirmação:
I) Esse velho, descontente com o empreendimento português de buscar do mundo novas partes, destrói ponto por ponto os ideais que levaram à epopéia das grandes navegações. Começa por desmitificar o ideal da fama, dizendo que ela nada mais é que a vontade de poder, fraude com que os poderosos atiçam as massas para fazê-las apoiar sua política expansionista.
II) “Chamam-te Fama e Glória soberana / Nomes com que se o povo néscio engana. Esse desejo de mandar só produz danos. Mostra que o projeto ultramarino será um desastre para a sociedade portuguesa, ocasionando o despovoamento e o enfraquecimento do país, já que os homens válidos estarão mortos ou em outras terras e, em Portugal, estarão os velhos, as mulheres, os órfãos.
III) Para ele, a empresa navegadora produzirá somente pobreza, adultério, desamparo. Execra ainda os chamados heróis civilizadores, aqueles que fizeram progredir a sociedade humana, por exemplo: Prometeu, que roubou o fogo do céu e deu aos homens; Dédalo, grande arquiteto que fabricou para seu filho Ícaro umas asas, presas com cera nos ombros, com cujo auxílio pretendeu voar. Considera todo avanço técnico intrinsecamente mau, porque ocasionam a ruína de seus empreendedores.
Qual das alternativas abaixo justifica a afirmação:
I) Esse velho, descontente com o empreendimento português de buscar do mundo novas partes, destrói ponto por ponto os ideais que levaram à epopéia das grandes navegações. Começa por desmitificar o ideal da fama, dizendo que ela nada mais é que a vontade de poder, fraude com que os poderosos atiçam as massas para fazê-las apoiar sua política expansionista.
II) “Chamam-te Fama e Glória soberana / Nomes com que se o povo néscio engana. Esse desejo de mandar só produz danos. Mostra que o projeto ultramarino será um desastre para a sociedade portuguesa, ocasionando o despovoamento e o enfraquecimento do país, já que os homens válidos estarão mortos ou em outras terras e, em Portugal, estarão os velhos, as mulheres, os órfãos.
III) Para ele, a empresa navegadora produzirá somente pobreza, adultério, desamparo. Execra ainda os chamados heróis civilizadores, aqueles que fizeram progredir a sociedade humana, por exemplo: Prometeu, que roubou o fogo do céu e deu aos homens; Dédalo, grande arquiteto que fabricou para seu filho Ícaro umas asas, presas com cera nos ombros, com cujo auxílio pretendeu voar. Considera todo avanço técnico intrinsecamente mau, porque ocasionam a ruína de seus empreendedores.
a) I e II
b)
I, II e III
c)
I e III
d)
II
e)
II e III
5 - O Classicismo
propriamente dito, tem por limites cronológicos, em Portugal, as datas de:
a) 1527 e 1580
b)
1502 e 1578
c)
1198 e 1434
d)
1500 e 1601
e)
1434 e 1516
6 - (FUVEST-SP) Na Lírica de Camões:
a) a mulher é vista em seus
aspectos físicos, despojada de espiritualidade
b)
encontra-se uma fonte de inspiração de muitos poetas brasileiros
do século XX
c) cantar a pátria é o
centro das preocupações
d)
encontram-se sonetos, odes, sátiras e autos
e)
o verso usado para a composição dos sonetos é o redondilho maior
7- O culto aos valores universais – o Belo, o Bem, a Verdade e a
Perfeição – e a preocupação com a forma aproximaram o Classicismo de duas
escolas literárias posteriores. Aponte a alternativa que identifica essas
escolas:
a) Trovadorismo e Humanismo
b) Romantismo e Modernismo
c)
Barroco e Simbolismo
d)
Arcadismo e Parnasianismo
8- Assinale a incorreta sobre Camões:
a) Representa a
amadurecimento de língua portuguesa, sua estabilização e a maior manifestação
de sua excelência literária
b) Sua obra compreende os
gêneros épico, lírico e dramático
c) Sua lírica compõe-se
exclusivamente de redondilhas e sonetos
d) A lírica de Camões
permaneceu praticamente inédita. Sua primeira compilação e póstumas, datada
de 1595, e organizada sob o título de As Rimas de Luis de Camões, por
Fernão Rodrigues Lobo Soropita
9 - Não se relaciona à medida nova:
a) Não se relaciona à medida
nova:
b) sonetos, tercetos,
oitavas e odes
c) versos decassílabos
d) influência italiana
e) cultura popular,
tradicional
10 - Ainda sobre Camões, assinale a incorreta:
a)
A principal diferença entre a poesia lírica e a poesia épica é
formal e manifesta-se da utilização de versos de diferentes metros
b)
As redondilhas de Camões seguem os moldes da poesia palaciana do
Cancioneiro Geral de Garcia de Resende e , mesmo na medida velha, o poeta
superou seus contemporâneos e antecessores
c) A lírica na medida
velha, tradicional, medieval, vale-se dos motes glosados, das redondilhas e são
de cunho galante, alegre madrigalesco
d)
Não há um texto definitivo de lírica camoniana. Atribuem-se-lhe
cerca de 380 composições líricas, destacando-se os cerca de 200 sonetos,
alguns de autoria controversa
e)
Camões teria reunido sua lírica sob o titulo de O Parnaso
Lusitano, que se perdeu, e do qual há algumas referências nas cartas do
poetas
Gabarito:
1-A
2-D
3-E
4-B
5-A
6-B
7-D
8-C
9-E
10-A
Fonte:
HTTP://www.vestibular1.com.br/exercicios/literatura_portuguesa_classicismo.htm
Exercícios – Literatura - Morfologia
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