sexta-feira, 30 de maio de 2014

Literatura

Literatura: Introdução


O QUE É LITERATURA:
 Há várias definições para literatura: a) É o conjunto de obras escritas de um povo com preocupações estéticas; b) É saber usar a língua artisticamente, deixando transparecer a beleza, a harmonia e o estilo próprio de cada autor; c) Escrever um texto artisticamente e com beleza. A literatura procura mostrar o valor de um povo, seu sofrimento, seus anseios, alegrias, a descrição do país, suas lendas, crendices, tradições, etc. O que pensariam as pessoas do ano 3 mil sobre o mundo de hoje? Como é que eles imaginariam nossa existência? Comíamos o quê? Falávamos como? Andávamos nus? Havia assassinato, roubos, suicídios, estupros? Éramos amáveis com nossos irmãos? A literatura que fizermos hoje mostrará a eles a nossa realidade. Todos os países possuem e possuíram uma literatura. Assim temos a literatura grega, a latina, a italiana, a brasileira. Quem, por exemplo, já não ouviu falar em Romeu e Julieta, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Rei Édipo, Os Três Mosqueteiros? Não teríamos nada disso se não fosse a literatura. POR QUE ESTUDAR LITERATURA: A literatura é a continuação da língua. É a língua aperfeiçoada, instrumento de beleza. Quando vamos ao cinema, vamos nos divertir, relaxar, passar momentos de lazer e adquirir um mínimo de conhecimentos também. O mesmo acontece com a literatura, mas ela é bem mais do que isto. O que seria da história sem a literatura? E o seu filme preferido? E a sua novela? E o seu teatro? Estes trabalhos precisam primeiramente ser escritos e só depois transformados em outro tipo de arte. Se não fosse a literatura, hoje seríamos todos ateus. Graças a Bíblia, que é um conjunto de obras literárias, hoje temos uma religião. Se não fosse a literatura desconheceríamos a existência das cidades de Nínive, Babilônia,Tróia e outras. Vários textos literários falam de um continente chamado Atlântida. Um dia a Arqueologia pode redescobri-lo. A Bíblia nos fala de duas cidades: Sodoma e Gomorra que ainda não foram encontradas. Como é que sabemos dos usos e costumes dos povos antigos? Só através da literatura. 
ORIGEM DA LITERATURA:
 A literatura está ligada a escrita, portanto sua origem se perde na noite dos tempos. Não há um único marco histórico do surgimento da escrita, já que os desenhos das cavernas são considerados escritos antigos. O hieróglifo é uma escrita do antigo Egito. Desde que apareceu o ser humano, ele teve vontade de deixar resquícios de sua passagem pelo mundo. O homem sempre quis deixar sua marca para a posteridade, como é que ele fazia para caçar, mostrar seus feitos, seu heroísmo, sua força, dinamismo, coragem. Também quis mostrar como era o seu povo, os animais, o meio ambiente da época. Já estava se definindo o que é literatura. A literatura para ter um determinado valor, só pode ser escrita. Os livros demoraram muito para aparecer, daí os textos literários também demoraram muito para surgir.
A evolução do livro foi muito lenta, com isso o desenvolvimento humano também foi lento, uma vez que o livro apressa a evolução humana. O livro mais antigo é o "livro dos mortos" do antigo Egito que data de 1800 a. C.. Nesse livro contém fórmulas que os antigos mortos deveriam levar quando da passagem para o outro mundo.
PROSA E POESIA:
 Os textos literários dividem-se em duas partes: prosa e poesia. A poesia é a linguagem subjetiva, metafísica, vaga com o mundo interior do poeta. É um texto curto com orações e períodos curtos, onde sobressai a beleza, a harmonia e o ritmo. A poesia é a mais velha composição do mundo. Ela serviu como material didático. 
GÊNEROS LITERÁRIOS: 
O estudo dos gêneros literários preocupa-se em agrupar as diversas modalidades de expressão literária pelas suas características de forma e conteúdo. Cada gênero pressupõe uma técnica, um estilo, um modo de ser do artista. A classificação básica dos gêneros compreende: o lírico, o épico e o dramático. a) Gênero Lírico - Na Grécia Antiga a poesia era declamada ao som da lira, daí a origem da palavra lírico. Pela tradição literária esse instrumento passou a simbolizar a poesia. No gênero lírico predomina o sentimento, a emoção, a subjetividade, a expressão do EU. É a manifestação do mundo interior através de uma visão pessoal do mundo. O tema lírico por excelência é o amor, os demais lhe são,de certa forma correlatos: a solidão, a angústia, a saudade, a tristeza. A linguagem lírica prima pela elaboração artística, mostra-se densamente metafórica, explora a sonoridade e o arranjo das palavras. O lirismo identifica-se com a própria poesia, mas pode ocorrer num romance, num filme, num quadro e em outras formas de arte. b) Gênero Dramático - A palavra drama em grego significa ação. O gênero dramático abrange os textos em forma de diálogo destinados à encenação. Os fatos não são narrados como num romance, posto que os autores assumem papel das personagens diante de um público que assim é envolvido com os acontecimentos. Uma peça é uma obra literária enquanto texto destinado à leitura. Por outro lado, enquanto espetáculo teatral depende dos meios técnicos empregados na apresentação: imposição de voz, maquilagem, cenário, figurino, iluminação. c) Gênero épico ou Narrativo - Ao gênero narrativo pertencem aqueles textos em que alguém narra uma história, procurando retratar o mundo exterior. Na antiguidade a forma narrativa consagrada era a épica em que se faziam relatos de versos sobre as origens das nacionalidades, os acontecimentos históricos que mudaram o curso da humanidade. Os heróis épicos eram personagens históricas ou semideuses que se destacaram por excepcionais façanhas. Cumpre ressaltar as mais célebres epopéias: a Ilíada e a Odisséia de Homero; a Eneida de Vergílio; Os Lusíadas de Camões. As formas narrativas modernas resultam da evolução do gênero épico. São elas: o romance, o conto, a novela e a crônica. O romance e a novela apresentam uma estrutura de múltiplos conflitos, em que se caracteriza a
pluralidade de ações. Em contrapartida, o conto gira em torno de um único conflito, decorre disso a unidade de ações. A crônica, nascida das colunas dos jornais, exploram fatos da atualidade.
Fonte: http://www.webartigos.com/artigos/introducao-a-literatura/39801/#ixzz33MfVZFuw

Nenhum comentário:

Postar um comentário